Max Weber
Sobre Max Weber
Para Weber, a sociologia é a ciência que estuda a ação social, buscando interpretá-la e conhecer suas causas e efeitos. A ação social é definida por ele como uma conduta humana que tem significados subjetivos para o autor da mesma e leva em conta as motivações pessoais do indivíduo. Portanto, a sociologia deve pretender apenas entender a motivação da ação social e não julgá-la.
“As condutas são tanto mais racionalizadas quanto menor for a submissão do agente aos costumes e afetos e quanto mais ele se oriente por um planejamento adequado à situação.”
Como método de estudo e de análise das mesmas, Weber separa 4 tipos puros de ação social:
1. Ação social com relação a fins – Nesta ação, o indivíduo ou grupo dispõe e utiliza das ferramentas e meios necessários para atingir seus objetivos sem a interferência de erros e afetos que os desviem dos mesmos. Ex: Conduta científica ou ação econômica.
2. Ação racional com relação a valores – Nesta ação, o indivíduo ou grupo age baseando-se em suas próprias convicções e valores para atingir seus objetivos. Esta ação, portanto, é menos racional do que a primeira, uma vez que estes valores podem impedir ou atrapalhar o executor de alcançar seus objetivos, especialmente se forem valores absolutos. Ex: Busca pela paz, o exercício da liberdade em benefício de uma causa específica.
3. Ação tradicional – Esta ação é baseada em costumes, hábitos e tradições arraigados na sociedade ou grupo do qual faz parte o indivíduo. Ex: Pais que batizam os filhos sem serem religiosos.
4. Ação afetiva - Esta ação é motivada por sentimentos sem considerar os meios ou fins. Ex: ações baseadas em vingança, orgulho, medo, inveja, etc.
Existem também ações ou condutas que não podem ser consideradas sociais por não terem caráter social, serem reativas e cujo sentido não se conecta às ações do outro. São elas:
1. Ação homogênea: Uma ação executada por muitas pessoas simultaneamente. Ex: Proteger-se de um