max weber
O poder por meio da dominação tradicional se dá através do costume, quando já está naturalizada em uma cultura e, portanto, legitimada. Por exemplo, uma fonte de dominação tradicional é o poder dos pais sobre os filhos, do professor sobre o aluno etc.
O domínio do poder carismático ocorre quando um indivíduo submete os outros à sua vontade, por meio da admiração/fascinação e sem uso da violência. O líder carismático controla os demais pela sensação de proteção, que atrai as pessoas ao seu redor.
A ação racional com relação aos fins ocorre na burocracia, visando organizar as transações tanto comerciais como estatais, para que funcionem de forma eficiente. Por conta dessa organização, os indivíduos são submetidos às normas e diretrizes da empresa ou do Estado, para que o funcionamento dessas organizações seja eficiente e eficaz.
Nesse sentido é de se observar que mesmo Max Weber tendo um pensamento diferente do Marxista, que não concorda com as teorias pré-capitalistas, apenas apoia e indica os momentos de ruptura e transição, os dois entram em acordo em um aspecto: a acumulação, o que deriva da expropriação do excesso de trabalho humano, ou seja: muitos trabalhando para alguns poucos enriquecerem.