Max Weber
Ao estudar a Ética Protestante ele buscava identificar os sentidos (porquês) das ações dos protestantes e de que forma isso os levavam a trabalhar mais, a não se aparentar vagabundos ou ociosos, e consequentemente a desenvolver-se economicamente – era a ação social dos protestantes que, segundo ele, deu condições para que países protestantes fossem mais desenvolvidos.
Segundo Weber, o desenvolvimento do capitalismo deve-se a uma peculiaridade dos capitalistas da Europa Ocidental e norte americano de encarar o trabalho como uma vocação. Essa concepção é revestida por uma religião, o protestantismo, que insere uma nova ética ao homem. Assim o advento do capitalismo para Weber seria uma nova maneira de encarar o mundo do trabalho, que as pessoas deveriam enriquecer pelo suor do seu esforço. Segundo a concepção puritana o homem não deveria ostentar sua riqueza, devia ter a disciplina ascética e através do trabalho seriam escolhidos por Deus.
Então em minha opinião o grande objetivo de Weber foi se debruçar sobre o objeto de estudo (a ética protestante) e buscou compreender como essa ética propiciou condições para que o capitalismo viesse a se desenvolver em países protestantes.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
BODART, Cristiano. A ética Protestante e o