Max weber
Max weber foi um dos mais importantes fundadores da sociologia. Para ele a principal função da sociologia era observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade e procurar compreender para encontrar uma resposta por isso sua sociologia é conhecida como “sociologia compreensiva”. Max via a sociedade como conflituosa movida por lutas de concorrência e seleção. Criou os seus próprios métodos de analise.
Entre os principais conceitos de Weber estão: a “ação social” que é entendida como o comportamento humano de forma subjetiva racional que cada individuo executa dentro de uma ação. “A ação racional visando a um fim” é quando a razão é usada para se alcançar um objetivo, “visando um valor” ou seja sua própria honra. E ainda a ação afetiva e tradicional.
Já a relação social diferente da ação social, precisa ser compartilhada por um individuo motivado, porém o motivo não é compartilhado. Enquanto o “tipo ideal” entende-se como um instrumento que orienta o estudioso em sua busca de conexões causais.
Max via na religião uma forma do ser humano compreender sua existência, a religião é vista como uma das causas das mudanças econômicas das sociedades. Outro tema de suma importância na teoria weberiana é o capitalismo é algo indesejável e irracional, ao passo que, na perspectiva weberiana, é o capitalismo o ponto mais alto da racionalização do mundo.
A ciência, para Max Weber, é característica da racionalização do mundo moderno ocidental. Já Sociologia e a História são estudos específicos dessas sociedades, uma vez que não há em nenhuma cultura uma forma de descrever, de modo racional, o funcionamento e o desenvolvimento