Max weber
Sumário
1- Introdução
2- Um pouco de biografia
3- A definição de ação social de Max Weber
4- Tipo Ideal
5- A ética protestante e o espírito do capitalismo
6- Visão geral de Max Weber
7- Bibliografia
Introdução
As transformações sociais e econômicas do século XVII e XVIII vivenciadas em todo o continente europeu influenciaram as preocupações intelectuais de Max Weber. A Alemanha teve o desenvolvimento capitalista e intelectual diferente do restante da Europa, enquanto França e Itália vivenciavam as revoluções burguesas republicanas e industriais, a Alemanha permanecia monárquica e agrária.
As sociedades modernas eram formadas a partir de uma profunda diversidade social, o restante do continente europeu em suas teorias políticas, econômicas e sociais buscava a universalidade através dos nacionalismos, do positivismo em relação ao progresso técnico e científico proporcionado pelo sistema capitalista industrial. Já os alemães apresentavam um amplo interesse pela História particular de cada povo e pela diversidade. O pensamento alemão pode ser sintetizado na associação entre História, esforço interpretativo e facilidade em discernir diversidades.
Max Weber e considerado junto com Karl Marx e Emile Durkheim, um dos fundadores da Sociologia e dos estudos comparados sobre cultura e religião. Conhecedor dos pensamentos de Karl Marx, Emile Durkhein e Comte e tambem e o mais recente entre eles.
A sua abordagem difere da de Marx, que utilizou o materialismo dialético como método para explicar a evolução histórica das relações de produção e das forcas produtivas, Constrata igualmente com as propostas de Durkheim, que considerava ser a religião a chave para entender as relações entre o individuo e a sociedade. Para Weber, o núcleo da analise social consistia na interdependência entre religião, economia e sociedade. Assim, ele entende que a sociedade não funciona de forma tão simples e nem pode ser