mauro cuca
Serão as actuais inundações na região um indicador da mudança do clima? por Tigere Chagutah
A TEMPERATURA está aumentando no planeta, certamente devido ao aumento da emissão dos gases causados pela actividade humana, que começam a mostrar sinais em várias partes da região da SADC.
O debate sobre a mudança climática e a sua ligação aos desastres naturais foi avivado com as recentes inundações que afectaram algumas áreas da região depois de uma seca prolongada.
Falando na Conferência sobre Mudanças Climatéricas das ONU realizada em Quebeque, em Canadá, em Dezembro de 2005, o secretário principal no Ministério das Terras, Habitação e Inspeção em Malawi, George Mkondiwa, disse que embora os cientistas locais ainda estivessem por publicar suas descobertas, não há nenhuma dúvida que as mudanças climatéricas influenciaram as tendências climatéricas na África Austral nas últimas décadas.nos.
“Todos estão a fazer perguntas do tipo, '... Isto é ou não devido as mudanças climáticas?' Nós não pensamos que haja alguma dúvida que isto é devido às mudanças climáticas,” disse Mkondiwa.
As cheias após chuvas contínuas e fortes que se registaram em muitas partes da África Austral de Dezembro de 2005 a Março 2006 causaram danos estruturais consideráveis, destruindo escolas, culturas, telecomunicações e estradas enquanto em alguns lugares, vilas inteiras foram inundadas causando a deslocação da população e animais domésticos para zonas mais altas.
Na Zâmbia, as inundações estragaram as fontes de energia depois da distruição da principal estação de energia hidroeléctrica em Kafue Gorge.
Ironicamente, em outras partes da região se registava secas severas fazendo com que Botswana, Malawi e a Zâmbia declarassem estado de catástrofe em presença de um ameaça de fome.
Com as recentes pesquisas mostrando que devido ao aquecimento do Monte Kilimanjaro os gelos glaciares com 12,000 anos de existência estão a derreter de forma tão rápida que poderam deixar de existir