Matérias
Professor:
Marcello Anderson
Introdução
Comandos elétricos: Dispositivos utilizados para manobra e proteção, capazes de estabelecer conduzir e interromper corrente de motores e outros equipamentos em condições normais e sobre anormais
(sobrecarga, curto-circuito).
Sequência de elementos de comando
Seccionamento: Só pode ser operado sem carga. Usado durante a manutenção e verificação do circuito.
Proteção contra correntes de curto-circuito: Destina-se a proteção dos condutores do circuito terminal.
Proteção contra correntes de sobrecarga: para proteger as bobinas do enrolamento do motor. Dispositivos de manobra: destinam-se a ligar e desligar o motor de forma segura, ou seja, sem que haja o contato do operador no circuito de potência, onde circula a maior corrente.
Fusíveis
Elementos de proteção contra curto-circuito.
Partes de fusível
Elemento fusível: é um fio ou fita de metal com constituição e dimensões calculadas para entrar em fusão quando atravessado por corrente elétrica de determinado valor.
Corpo: São feitos de material isolante. Serve para sustentar o elemento fusível e os terminais. No corpo há a indicação de sua corrente de atuação da tensão em que pode funcionar e do seu tipo se rápido ou retardado.
Terminais: São feitos de metal com robustez suficiente para suportar a corrente que flui pelo fusível . Fazem o contato do elemento fusível com o porta fusível. O porta fusível é um compartimento que fica fixo no circuito e serve de encaixe para o fusível.
Material extintor: Espécie de areia (quartzo) que tem por função extinguir a chama proveniente da fusão do elemento fusível. Alguns tipos de fusíveis
Diazed - Usados em circuitos baixa potência e conectados através do porta-fusível que se monta por rosca. O próprio suporte do fusível protege o operador contra choque elétrico (2 a 100 A, Tensão máxima 500V).
Neozed – muito parecido com o diazed, só que menor,