matérias
O calvinismo muito cedo se distanciou do luteranismo. A doutrina da predestinação, da qual trataremos mais tarde no núcleo do Calvinismo.
Nas pregações e nos escritores de Lutero e dos seus seguidores, ao contrario, a predestinação perde cada vez mais foça.
O Calvinismo teve consequências profundas na sociedade, uma vez que moldou uma nova maneira de viver, de encarrar o trabalho e de se relacionar com as riqueza. Esses os novos comportamentos se mostrou extremamente adequado ao desenvolvimento do capitalismo.
Também foi o Calvinismo que introduziu uma nova forma de controle na vida das pessoas .
Enquanto no catolicismo o controle por meio da confissão abrandava o rigor das normas que o cristão devia seguir no Calvinismo essas vigilâncias penetrava em todos os setores, da vida publica e privada.
Predestinação e vocação
É importante salientar que o protestantismo de Lutero e ode Calvino quase nada tinham a ver com o que hoje denominamos de progresso capitalista. A predestinação e a vocação calvinista são importantes para entender a relação do calvinismo com o capitalista. A certeza de escolha seria garantida pela prova de conduta. A sua vida seria uma prova, para ele e para a sua comunidade, da sua condição de eleito. Isso o levava a desprezar o pecador por considera-lo inimigo de deus e portador dos sinais da condenação eterna. Outro principio religioso importante do Calvinismo é o de vocação, pois ele dedicava um significado religioso ao trabalho cotidiano. Os dons e talentos dados ao homem por deus não podiam ser recusados. O crente deveria desenvolver ao máximo estes dons e talentos ao longo da sua vida. O trabalho seria, inclusive, uma expressão de amor ao próximo. O sentimento moderno de dever ligado ao trabalho está ligado, na sua origem, ao conceito calvinista de vocação.
No calvinismo ,o trabalho apareceu como um dever uma vocação bem-sucedida. O calvinismo desenvolveu, portanto, uma grande capacidade de