Matéria Negra
1.3. ONDE ESTÁ A MATÉRIA NEGRA A matéria negra está no universo. Muito além do que podemos ver ou ir. Estima-se que noventa por cento da massa do universo seja matéria negra.
Segundo Bruce H. Morgan, astrônomo da universidade de Washington: “É uma situação relativamente embaraçosa admitir que não conseguimos encontrar noventa por cento do universo”.
Uma razao para acreditar que a materia escura existe é que as galaxias giram em velocidades que fariam uma ficar longe da outra, o fato de continuarem a existir, sugere que algo invisível as mantem juntas.
1.4 A DESCOBERTA DA MATÉRIA NEGRA Tudo começa em 1933, com o astrônomo Fritz Zwicky, que estudava os movimentos dos enxames massivos e a distância entre galáxias, especificamente o enxame de Coma e de Virgo. Zwicky estimou a massa de cada galáxia do enxame, com base em sua luminosidade e adicionou todas as massas da galáxia para obter a massa total do enxame. Ele então fez uma segunda estimativa independente da massa do enxame, medindo os desvios nas velocidades das galáxias individuais no conjunto. Para surpresa dele, essa segunda estimativa da massa dinâmica era quatrocentas vezes maior do que a estimativa feita com base na luz da galáxia.
Outro fenômeno que sugeriu a existência de matéria negra foram as curvas de rotação das Galáxias em Espiral, que contêm uma grande população de estrelas que orbitam em volta do centro galáctico em órbitas quase circulares, da mesma forma que os planetas orbitam em volta de uma estrela. O fato é que existem estrelas cuja velocidade de órbita é muito maior do que a