matriz curricular
Cultura , diversidade e democratização das politicas culturais
Após as ditaduras militares entre 1960 e 1980, alguns países da América Indoa-frolatina, estra em processo de democratização, entretanto novos governos de lutas vinculadas aos feiitos humanos étnico e culturais, dando mais atenção as politicas voltadas para a diversidade. Sendo muito fraco diante de muitos processos de descriminações, exclusão das elites.
O Presidente Lula com o Ministro Gilberto Gil e Juca Ferreira ao adotas, como um eixo das politicas culturais, o conceito ampliado de cultura e inclui a diversidade, partiu assim de varias áreas, principalmente na cultura e desenvolvimento.
Pela primeira vez no Brasil, representantes de grupos ( CNPC) passaram a se constituir o conselho nacional de politicas culturais assim sendo referencia.
Nesta pauta o Brasil e em outros países passou a ter mais autonomia até mesmo na ONU UNESCO /2005 ressaltou a diversidade como um patrimônio comum da humanidade e de criar umas leis nos direitos soberanos dos países implantarem suas politicas culturais conforme os grupos participantes.
O Lula antes e depois da UNESCO de entrar em vigor em 2007, foi feito vários debates para tratar do assunto.
Nos debates elaborou o plano nacional de cultura englobando nas linguagens artísticas as múltiplas identidades e expressões culturais. Neste plano de cultura, associado a diversidade, igualdade e oportunidade...
A cultura se caracteriza no primeiro plano docenal do Brasil, por uma maior atenção de cultura.
A cultura coo os planos setoriais em ação do ministério da cultura e de órgãos federais, municipais e da sociedade, assim como em outros órgãos. A Interculturalidade como no sentido cultural, na indecisão de origens de outras culturas.
Na sociedade e estado a politica cultural, implica nos conhecimentos de todos e todas