Matriz Atividade Individual Introducao Economia Pos Adm M4 Nova
Módulo:4
Atividade: Atividade – 8.2.1
Título: Identificar os efeitos das políticas monetárias e fiscais em uma economia.
Aluno: Alysson Henrique Oliveira Guimarães
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: PA03
Introdução
O controle e expansão da economia de um país é dado pela aplicação correta de políticas monetárias, cujas decisões instrumentam as autoridades monetárias em suas medidas que afetam a oferta monetária de crédito e das taxas de juros, controlando a liquidez global do sistema econômico, e pelas políticas fiscais, responsáveis por definir orçamento e seus componentes, os gastos públicos e impostos como variáveis de controle para garantir e manter a estabilidade econômica, amortecendo as flutuações dos ciclos económicos e ajudando a manter uma economia crescente, o pleno emprego e a inflação baixa. E a partir destes focaremos nossa atividade acerca dos instrumentos utilizados para a criação do equilíbrio entre o controle de gastos e o crescimento econômico.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Políticas Monetárias: Existem dois principais tipos de política monetária a expansiva e contracionista.
A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos maioritariamente no sector privado. Essa política é adaptada em épocas de recessão visando aumentar a procura agregada e gerar novos empregos.
Pelo contrário, a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no sector privado. Essa modalidade da política monetária é aplicada quando a economia está a sofrer alta inflação, visando reduzir a procura agregada e, consequentemente, o nível de preços.
Instrumentos da política monetária: O controle da oferta de moeda é realizado pelo banco central de diferentes formas, sendo a compra e venda de obrigações do tesouro nacional,