Materias
Ligação covalente=> ocorre quando os átomos envolvidos tendem a receber elétrons. Como é impossível que todos os átomos recebam elétrons sem ceder nenhum, eles compartilham seus elétrons, formando pares eletrônicos.Como não ocorre ganho nem perda de elétrons, formam-se estruturas eletricamente neutras que são chamadas de moléculas.
Ligações metálicas=> O metais caracterizam por ter poucos elétrons na camada exterior dos átomos, esses elétrons formam uma nuvem eletrônica que ocupa algumas faixas no interior do metal, e podem passar facilmente de uma camada para a outra, o que justifica a livre liberdade de envolver o metal.
Os átomos de um metal têm grande tendência a perder elétrons da última camada e transformar-se em cátions. Esses elétrons, entretanto, são simultaneamente atraídos por outros íons, que então o perdem novamente e assim por diante. Por isso, apesar de predominarem íons positivos e elétrons livres, diz-se que os átomos de um metal são eletricamente neutros.
Ligações Iônicas ou Eletrovalentes
Na ligação iônica há a formação de íons devido a transferência de elétrons de um átomo para o outro. Normalmente, nesta ligação, existe um elemento que tende a ceder elétrons (metal - cátion), e outro que tende a receber elétrons (não metal - ânion).
Obs: A ligação iônica é a única em que ocorre a transferência de elétrons.
Exemplo: As camadas eletrônicas do Sódio e do Cloro ficam do seguinte modo:
Na11 - K² L8 M1
Cl17 - K² L8 M7
O