Materias
Bruno Girotto e Tiago Bordim
Sedentarismo na adolescência
Santa Rosa 2014
RESUMO Os estudos científicos demonstram que uma parcela significativa das crianças brasileiras apresentam sobrepeso e são sedentários, sendo que a causa de maior relevância deste fato é aumento da tecnologia tornando esta população cada vez mais sedentária. Eles ficam boa parte do dia em frente á televisão, computador e jogando videogame e com isso não praticam atividade física. Agravando ainda mais esta situação, fazem uso de uma dieta rica em guloseimas o que consequentemente resulta em obesidade e doenças cardiovasculares. O presente estudo teve como objetivo por meio da revisão da literatura apresentar a importância da atividade física para crianças e adolescente com sobrepeso, obesos e sedentários. Foi realizado um levantamento bibliográfico baseado nas principais bases de dados como Medline,
Scielo e Pubmed baseado nos últimos dez anos.Conclui-se que a prevalência de sobrepeso, obesidade e sedentarismo esta aumentando e que crianças e adolescentes estão trocando a atividade física por entretenimentos eletrônicos.
Serão usadas Teorias e teses de grandes nutricionistas e entendedores do assunto , portanto serão nomeadas conforme sua tese.
Introdução: Sedentarismo Segundo Tadoro (2001) “sedentário, do latim sedentarius, tem origem na palavra sedere (estar sentado), é o sinônimo de inativo, passividade, ou seja, aquele que faz o mínimo possível de movimento”.
Para Sousa (2006), Carvalho et al (1996) e Mattos et al., (2006), o sedentarismo é definido como a diminuição da atividade física habitual, onde os progressos tecnológicos e culturais ganharam espaços e o ser humano passou a gastar menos calorias por semanas em esforço físico, para conseguir que seja feita a realização necessárias das atividades diárias