material e metodos propagação
A coleta foi realizada no período da manhã, em seguida, no mesmo dia, foram confeccionadas as estacas, separando-as em grupos de herbáceas, semi-lenhosas e lenhosas.
As estacas foram padronizadas de forma que retirou - se todas as folhas e mantiveram-se 3 gemas.
Após a padronização, foi realizada a desinfestação, ficando imersas em hipoclorito de sódio 1% por um minuto e após a imersão, fez-se lavagem tripla em água destilada.
Com as estacas padronizadas e desinfestadas, cada grupo de estacas foi submetido a 3 tratamentos diferentes por 10 segundos, o primeiro tratamento a 0ppm de ácido indolbutírico (AIB) e os demais com 1000ppm e 2000ppm de AIB .
Todas foram plantadas em canteiros preenchidos com areia grossa lavada e com irrigação por aspersão (10s 8 min -1).
Após após a data da amostragem foram avaliadas a porcentagem de estacas vivas, estacas enraizadas, estacas com presença de calos, estacas com presença de brotação, número de raízes por estaca e comprimento da maior raiz . O delineamento experimental utilizado foi do tipo blocos casualizados em esquema fatorial 3x3 (tipo de estaca x concentração de AIB), resultando num total de 9 tratamentos, 3 repetições e 10 estacas por parcela. Os resultados alcançados foram submetidos a análise de variância e comparou-se as médias através do Teste de Tukey (P ≤ 0,05).