Material de Apoio Audição - Acústica
4º Capítulo: A Audição
A Psicoacústica é a ciência que lida com a percepção do som. Este campo interdisciplinar envolve as disciplinas acadêmicas de física, biologia, psicologia, música, audiologia, e engenharia.
Audibilidade, altura, timbre e duração são quatro atributos usados para descrever o som, especialmente os sons musicais. Estes atributos dependem de um modo mais complexo de quantidades mesuráveis tais como pressão sonora, freqüência, espectro de parciais, duração e envoltória. A relação entre os atributos subjetivos do som e as medidas físicas é o problema central da psicoacústica.
4.1 A AUDIÇÃO
O sistema auditivo humano é uma estrutura complexa. Não só responde a uma grande faixa de estímulos, mas também identifica precisamente a altura e o timbre dos sons e até a direção da fonte. Muito da função auditiva é realizada pelo órgão que chamamos ouvido, mas as pesquisas recentes e enfatizam o quanto a audição depende dos dados processados no sistema nervoso central.
1.1 A função da audição.
A extensão do estímulo de pressão que o ouvido responde representa uma variação de mais de um milhão de vezes. A energia contida num som extremamente alto é aproximadamente 1012 vezes maior que um som suave. Para algumas freqüências, as vibrações do tímpano podem ser tão pequenas quanto 10 -8 mm, cerca de um décimo do diâmetro de um átomo de hidrogênio. É estimado que as vibrações da fina membrana do ouvido interno transmite esses estímulos ao nervo auditivo é aproximadamente 100 vezes menor em amplitude.
A extensão de freqüência da audição varia enormemente entre os indivíduos; uma pessoa que consegue ouvir a extensão audível inteira de 20-20.000 Hz é incomum. O ouvido é relativamente insensível a sons de baixa freqüência; por exemplo, sua sensibilidade a 100 Hz é aproximadamente 1000 vezes menor que sua sensibilidade a 1000 Hz. A sensibilidade para sons de alta frequência é maior na infância