Material 1 Tecnologias WEB
Ao invés de acessarmos as informações usando a lógica de uma árvore, ele imaginou que poderíamos acessar essas mesmas informações usando círculos e setas. Ou seja, as setas funcionam como os links que nos levam por diferentes lugares, para diferentes círculos de informação. Estava criado o conceito básico, que acabou evoluindo e se transformando na Web como conhecemos hoje.
Linguagem de Marcação de Hipertexto
Rede das redes, mãe de todas as redes
Rede pública
Rede global de computadores
Hospedeiros de sistemas finais
Modelo cliente servidor
Serviços: Web, E-mail, FTP
Protocolos: IP, HTTP, FTP, UDP
PROTOCOLOS
TCP - Transmission Control Protocol, que significa "Protocolo de controle de transmissão") é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da internet. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.
IP - O endereço IP, de forma genérica, é uma identificação de um dispositivo (computador, impressora, etc) em uma rede local ou pública. Cada computador na internet possui um IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet) único, que é o meio em que as máquinas usam para se comunicarem na Internet.
HTTP - O Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de
Transferência
de
Hipertexto,
é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World
Wide Web.
PROTOCOLOS
FTP - Significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet.
UDP - O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num