Materiais para Embalagens
ITA 02001 – Introdução a Engenharia de Alimentos
Turma A
Vantagens e Desvantagens do PET, Lata de Alumínio e Vidro na Indústria de Alimentos
Porto Alegre, Maio de 2012.
Vantagens e Desvantagens do PET, Lata de Alumínio e Vidro na Indústria de Alimentos
Na indústria de alimentos, os produtos são constantemente submetidos a exposição de bactérias, danos e afins, o que pode prejudicar a sua qualidade, até que o mesmo chegue ao consumidor. Sendo assim, é necessário que sejam acondicionados em embalagens próprias, para que mantenham suas características e qualidade. Logo, na indútria de bebidas, o mais comum é que os líquidos sejam armazenados em garrafas PET, latas de alumínio ou garrafas de vidro. Estas podem apresentar diversas vantagens e desvantagens, tanto no seu impacto ambiental, quando forem descartados, quanto a boa conservação do produto em questão, entre outros fatores.
Sendo assim, as matérias primas utilizadas para a fabricação cada embalagem, definem tecnologias utilizadas, custos necessários, estruturas de mercado, finalidade de uso, etc, e é necessário que a aplicação de cada uma seja analisada e adequada ao produto e ao mercado vigente.
PET (Politereftalato de Etileno)
É o melhor e mais resistente plástico usado para fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, cosméticos, destilados, entre outros.
O PET é altamente resistente à efeitos químicos e a impactos mecânicos, e é uma ótima barreira para gases e odores. Por isso é o mais usado quando necessita-se armazenar alimentos, principalmente refrigerantes, já que os mantém com o gás e não os faz perder seu aroma.
Além disso, ela é muito mais leve do que outros materiais, como o vidro, assim, reduz custos na produção e transporte, pois mais garrafas feitas de PET podem ocupar o mesmo espaço que garrafas de vidro ocupariam.
Outro fato muito importante a ser considerado é a sua reutilização. O PET é