Determinação de Permeabilidade de Materiais Plásticos Transmissão de luz em Embalagens plásticas Determinação de Vácuo e Colapsagem em Embalagens
Faculdade de Engenharia de Alimentos
Embalagem de Alimentos
Determinação de Permeabilidade de Materiais Plásticos
Transmissão de luz em Embalagens plásticas
Determinação de Vácuo e Colapsagem em Embalagens
Experimento 1
Determinação de Permeabilidade de Materiais Plásticos
O objetivo do experimento é determinar a permeabilidade ao vapor de água (TPVA), no estado estacionário, através de filmes plásticos e garrafas. Para a realização desse experimento, foram testados os seguintes materiais: Garrafa de Polietileno tereftalato (PET) e plásticos de polietileno de baixa densidade (PEBD) e polietileno de alta densidade (PEAD)
Polietileno de Baixa Densidade – PEBD
Termoplástico mais comum e mais utilizado pelo mundo, em sacos de maneira geral, para embalagens em diversos produtos, como grãos, açúcares e produtos de panificação. Possuí equilíbrio entre as resistências à tração, ao impacto e ao rasgamento, além de bom desempenho a baixas temperaturas, baixa permeabilidade a vapor de água, alta permeabilidade à gases, óleos e gorduras. Também é excelente na resistência química a ácidos, bases e soluções inorgânicas.
A espessura do filme utilizado para as análises foi de 0,051 mm.
Polietileno de Alta Densidade – PEAD
Quando comparado ao PEBD, apresenta maior rigidez e cristalinidade, proporcionando assim menor transparência. As propriedades de barreira são melhores, além de maior temperatura de amolecimento, menor resistência ao “stress cracking”, ao impacto e ao rasgamento.
Possuí aplicação para embalagens em alimentos que são sensíveis à umidade, como em alimentos desidratados, mas também pode ser usado em diversos tipos de alimentos.
A espessura do filme utilizado para as análises foi de 0,091 mm.
Polietileno tereftalato (Poliéster) – PET
É um termoplástico branco, se apresentando nos estados amorfo (transparente), parcialmente