Materiais Metálicos
Desde o início da civilização os materiais são usados com o objetivo de melhorar o nível de vida das pessoas. Dentre os materiais mais comuns, utilizados em nosso dia-a-dia, pode-se citar: pedra, aço, madeira, cimento, plástico, vidro, borracha, alumínio, cobre e papel.
Por conveniência os materiais em engenharia são classificados em três classes principais: materiais metálicos, materiais poliméricos (plásticos) e materiais cerâmicos. Um estudo mais abrangente deve incluir outro tipo de material nessa classificação que são os materiais compósitos, que atualmente são de grande importância tecnológica.
Os materiais metálicos são substâncias inorgânicas compostos por um ou mais elementos metálicos na qual os átomos estão arranjados de maneira ordenada. Este trabalho tem como finalidade conhecer os principais tipos de metais, suas propriedades, importância e utilidade. Na oportunidade também será abordado o que são ligas metálicas e uma particularidade da classe dos metais: os metais pesados.
A seguir serão apresentados os objetivos do trabalho de forma geral e específica. Posteriormente serão esboçadas as teorias que darão sustentabilidade a este estudo. E por fim as teorias apresentadas serão concluídas.
2. OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre os materiais metálicos.
2.2 Objetivos Específicos
De maneira mais específica pretende-se através deste estudo conhecer os principais tipos de metais, suas propriedades, sua importância, seu uso e aplicações.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 – Metais
De acordo com Cardoso (2013) “Os metais compõem um grupo de elementos químicos sólidos no seu estado puro (com exceção do mercúrio, que é líquido) caracterizados pelo seu brilho, dureza, cor amarelada a prateada, boa condutividade de eletricidade e calor, maleabilidade, ductibilidade, além de elevados pontos de fusão