Materiais Indutores
Aula 9: Indutores:
Os indutores são componentes que possuem a função básica de armazenamento de energia na forma de campo magnético. A capacidade de armazenamento é descrito pela Indutância (L) que indica a facilidade ao estabelecimento deste campo magnético no indutor:
L = dΦ/di
L: indutância (H → Henry). dΦ: fluxo magnético. di: variação de corrente elétrica.
Tipos de Indutores:
- Indutores com núcleo de ar: São constituídos por várias espiras, formando uma bobina. São indutores com alta capacidade de armazenamento de campo magnético e pequena saturação de corrente. Para este tipo de indutor, a indutância pode ser descrita como:
L (μH) = a² n²/(9a² + 10b)
a: raio da esperia em polegadas. b: comprimento da bobina em polegadas. n: número de espiras.
A figura 1 mostra esquematicamente dois indutores com núcleo de ar com indutâncias L1 e L2:
Figura 1 – Desenho esquemático de dois indutores com núcleo de ar com indutâncias L1 e L2
- Indutores com núcleo de ferro: A utilização do núcleo de ferro permite aumentar a indutância. São utilizados laminados ou pó particulado de ferro e/ou óxido de ferro (Fe3O4 – Magnetita). Estes indutores são utilizados para aplicações em circuitos de alta frequência e são mostrados esquematicamente na figura 2.
Figura 2 – Desenho esquemático de dois indutores com núcleo de ferro com as lâminas de ferro e/ou óxido de ferro posicionadas no centro.
Transformadores: Uma das aplicações mais importantes dos indutores são os transformadores. Os transformadores são componentes que tem a função básica de aumentar ou diminuir a tensão. São compostos por duas bobinas paralelas (primária e secundária), separadas por um núcleo de ferro, conforme mostrado na figura 3.
Figura 3 – Desenho esquemático de um transformador.
A corrente elétrica passa pela bobina primária produzindo o efeito de indução magnética sobre o núcleo de ferro. O núcleo de ferro é