Materiais de costrução mecânica
TRATAMENTOS SUPERFICIAIS
TRATAMENTOS TERMOQUÍMICOS
Objetivo: aumento da dureza e resistência ao desgaste superficial dos aços, mantendo seu núcleo dúctil e tenaz, atendendo ao que certos mecanismos impõem, de peças que sofram simultaneamente: desgaste e ou choques.
O aumento da dureza se dá através da penetração no aço, de elementos que se combinam, modificando parcialmente a composição química.
Tipos:
Cementação - o carbono (C)
Nitretação - o nitrogênio (N2)
Carbonitretação - o carbono (C) + nitrogênio (N2)
Boretação - o boro (B)
CEMENTAÇÃO Consiste basicamente em se aumentar o teor de carbono da superfície das peças de aço, rodeando-as com um meio carburante e mantendo o conjunto, durante certo tempo, à elevada temperatura. A cementação pode ser sólida, líquida ou gasosa. Em qualquer dos casos, para que a absorção do C se dê com facilidade, é necessário que o aço se encontre no estado austenítico. Temperaturas normais usadas no processo (900 a 950ºC). Absorção do C aumenta com a temperatura. A ll45ºC, o aço absorve até‚ 1,7%C. Quando a temperatura se encontra em faixas mais baixas, por exemplo 720ºC, o ferro se encontra no estado ccc, sendo que sua capacidade de absorção é muito baixa.
Camada Cementada Considera-se como camada cementada, a zona periférica da peça que fica com teor de C superior à do aço original. Esta camada após sofrer tratamento térmico, fica com dureza superior a 58-60 RC, correspondendo à % de C da ordem de 0,8 a 0,9. As espessuras das camadas cementadas que normalmente se empregam em peças de máquinas e motores, podem ser agrupadas em: FINAS: espessura < 0,5mm (peças pequenas de aço C; cementação líquida e as peças são temperadas diretamente a partir da temperatura de cementação). MÉDIAS: São as mais comuns. A espessura varia de 0,5 a l,5mm.Nestes casos, pode-se empregar a cementação sólida, líquida ou gasosa. GRANDES: São