Materiais de contrução
DATA: AZl08l20&1
PROJETO GEOMÉTRICO DE UMA ESTRADA
INTRODUÇÃO
eorelacionar os scus
Projeto geométrico de uma estrada é o processo de frenagem, aceleraçáo, elementos fïsicos com as características de operação, eondições de segurança, conforto, etc' tecnicamente O projeto deve resultar em uma construção de estrada possível, economicamente viável e socialmente abrangente.
O TRAÇADO DE UMA ESTRADA
DO TRAÇADO
CONSIIIERAÇOES GERAIS SOBRE A ESCOLHA
DE UMA ESTRAI}A:
a a pontos;
Necessidade ou conveniência da ligação entre dois com o
Necessidade de atender melhor os interesses da comunidade menor custo Possível; a ser
Necessidade de um balanço entre o custo total da obra e exeeutada, incluindo projeto, eonstrução, desapropiação da manutenção, e os ben^efiõios dïretos e ïndiretos advïndos implantação da
,
gerar um de um planejaniento de transportes afim de
Necessidade
obra;
p1anoviárioquedefiirirâaconstruçãodeumaestrada;
da estrada, como
i.lecessidade, de observar as características básicas
a. tráfego, numero de pistas e de fáixas de tráfego, prever veiocidade de projeio,e volume de tráfego,etc.,visando de tráfego beneficios e custos.e possíveis variações desse volume poa. rát aa longo ão tempo mudar essas características.
;"p;;ii;J. ã". FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DO TRAÇADO:
TOPOGRAFIA
- Quase sempre é o fator predominante, por apresentar
movimento de terra, eue geralmente representa parcela significativa no custo total da estrada, podendo promover cortes e aterros ou obras civis de alto custo como viadutos e túneis.
Calssifi cação da topografìa:
r e .
TERRENO PLANO
- Topografia
suave o suficiente, permitindo um projeto com boas condições de visibilidade, pequeno movimento de terra e sem necessidade de obras caras.
TERRENO OI\DULADO -Terreno natural com inclinações não muito fortes elou algumas escarpas ocasionais que exigem um movimento de terra médio.