Materiais de construção no Brasil
Ivonei Oliveira Juraski
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Engenharia Civil – Materiais de Construção I
11/10/2013
Introdução
São diversos os tipos de materiais empregados na construção civil.
Alguns são utilizados em proporções maiores, em exemplo os agregados
(pedra, areia...), aço, cimento, tijolos, entre outros. Cada tipo de material contém suma importância como um todo, durante uma construção, desde um vigote de madeira empregado num gabarito de marcação, até uma simples tecla de luz empregada do acabamento final de uma obra.
Este trabalho, por sua vez, tem como objetivo apresentar os materiais mais utilizados na construção civil, mostrando suas características e diferentes tipos em sua categoria.
Areia
Na tecnologia do concreto, a areia é chamada de “agregado miúdo”, em contraposição ao “agregado graúdo” constituído pela pedra britada. A areia nada mais é do que a parte miúda resultado da desagregação de rochas. Esta desagregação pode ser causada por processos naturais ou pelo homem, através de processos mecanizados para a britagem de rochas.
Quanto ao tipo, as areias são divididas em grossa, média e fina:
• Areia grossa - grãos com diâmetro entre 2 a 4 mm
• Areia média - grãos com diâmetro entre 0,42 a 2 mm
• Areia fina - grãos com diâmetros entre 0,05 a 0,42 mm
A areia é um elemento fundamental em qualquer construção. É usada em várias partes, desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para cada finalidade deve ser escolhido um tipo, variando a granulometria e a pureza do material.
Brita
Muito utilizada na fabricação de concretos, no lastro de rodovias e outras obras da construção civil, antes desse processo é também chamada de basalto, uma pedra de origem ígnea ou magmática. Este tipo de rocha é facilmente encontrada em todo Brasil. Este material, também chamado de agregado quando relacionado a concretos, possui massa unitária