Materiais Condutores Propriedades E Aplica Oes Carlos Costa
Materiais Condutores
Carlos Costa 11/05/08
Índice
Capa ……………………………………………………………..1
Índice……………………………………………………………..2
Introdução………………………………………………………3
Propriedades dos condutores………………………………4
Principais materiais condutores……………………………..8
Webgrafia………………………………………………………..9
Introdução
O desenvolvimento da Electrotecnia deveu-se em grande parte à descoberta de quais os melhores materiais com capacidade para conduzir a energia eléctrica.
Condutor eléctrico será aquele que, estando carregado por uma determinada carga eléctrica, tem essa carga distribuída por toda a sua extensão.
Metais são bons exemplos de corpos condutores pois nos seus átomos, os electrões da região externa mantêm uma ligação muito fraca com o núcleo. Assim sendo, numa barra de metal, os electrões das camadas mais afastadas dos núcleos de seus átomos circulam livremente de um átomo para outro.
Propriedades dos condutores
Alguns átomos, especialmente aqueles que compõem os metais, possuem facilidade de perder um electrão da última órbita electrónica. Esta é a explicação, da denominação dada aos seus electrões: electrões livres. Estes electrões livres desligam-se das últimas órbitas e ficam transitando de átomo para átomo, sem direcção definida. Os átomos que perdem electões também os readiquirem com facilidade dos átomos vizinhos, para voltar a perdê-los depois. Devido à facilidade de fornecer electrões livres, os metais são usados para fios de cabos e aparelhos eléctricos.
Os materiais condutores eléctricos podem ser caracterizados pela sua Resistividade.
em que: ρ é a resistividade estática (em ohm metros, Ωm);
R é a resistência eléctrica de um espécime uniforme do material(em ohms, Ω); é o comprimento do espécime (medido em metros);
A é a área da seção do espécime (em metros quadrados, m²).
A resistividade eléctrica pode ainda ser definida como
onde
E é a magnitude do campo eléctrico (em volts por metro, V/m);