Materiais alternativos na construção civil
Este trabalho mostrará como a questão da sustentabilidade é abordada na aérea da engenharia civil, sendo um tema que está em constante discussão, pois ao mesmo tempo em que gera benefícios para o meio ambiente, é algo diferente, inovador, causando receio nas pessoas de saírem do que lhes é seguro.
Junto a isso será abordado o uso de alguns materiais alternativos em construções, que podem substituir os materiais convencionais, citando suas vantagens, desvantagens e focando na utilização do bambu.
A pesquisa falará também da utilização dos materiais ecologicamente corretos em Sinop, se são realmente usados ou se ainda há uma deficiência neste setor, e por quê.
2. JUSTIFICATIVA
A sustentabilidade, o ecologicamente correto é algo que está em constante discussão em todas as áreas, na engenharia civil não é diferente, a procura por materiais alternativos é algo que se tornou muito importante, principalmente porque o setor da construção civil é um dos que mais gera lixo, especialmente entulho, que muitas vezes não são descartados adequadamente. Para solucionar esse problema, existe uma série de materiais sustentáveis, ou até mesmo reciclados que podem substituir os convencionais, sendo muito mais baratos e menos poluidores. Em Sinop, este tema deveria ser mais abordado, precisa-se de investimentos para a realização de pesquisas a cerca dos materiais alternativos, pois é uma área que tem apresentado um grande crescimento.
3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Quais os principais materiais alternativos que podem ser utilizados em construções em Sinop?
4. HIPÓTESES
* Tijolos de entulho, tijolos adobe, fardos de palha, telhado verde, madeira manufaturada, madeira certificada, pedra, bambu, sacos de terra.
5. OBJETIVOS
Objetivo Geral
Fazer um estudo sobre alguns materiais alternativos e como podem ser usados nas construções.
Objetivos específicos
Pesquisar se há o uso de materiais alternativos em Sinop, que visem a