Agregados alternativos
Na indústria da construção civil brasileira, o material mais utilizado é o concreto. Os agregados (material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas e isentos de impurezas prejudiciais) têm sido usualmente tratados como materiais de enchimento inerte no concreto, porque, não entram nas reações químicas complexas com a água. Pelo concreto usar em sua composição recursos naturais, como, areia e brita, pesquisas têm sido feitas com o objetivo de minimizar a retirada destes recursos da natureza. O setor da construção civil é responsável por 15 a 50% do consumo dos recursos naturais, além disso, a habitação consome muita energia em todo o seu ciclo-de- vida, por esse motivo existe uma grande necessidade de promover o tratamento de resíduos sólidos, agregando valor aos mesmos, para que eles sejam transformados em matérias primas na produção de concreto, também para manter o concreto armado em concorrência com novas tecnologias.
Esse trabalho tem como intuito apresentar alguns tipos de materiais que podem ser utilizados como alternativa aos agregados convencionais, suas vantagens e desvantagens, viabilidade e impacto à natureza.
2. AGREGADOS ALTERNATIVOS PARA O CONCRETO
Agregados são materiais com características físicas, químicas e mecânicas próprias para serem utilizados na confecção de concretos. Inicialmente, por ter custo muito inferior ao do cimento, o uso de agregados na construção civil era muito difundido, tendo em vista que esse material ocupa um grande volume na composição do concreto, representando assim uma grande economia (menor custo). A substituição pode ser feita até uma determinada porcentagem sem perdas de desempenho e, com o passar do tempo, percebeu-se que a utilização de agregado em certas proporções modificava tanto a estrutura do concreto quanto a forma como ele reagia a determinadas solicitações estruturais.
Hoje, os agregados são os principais responsáveis por certas características atribuídas ao concreto e