Materia
Este artigo visa refletir a relação entre o desenvolvimento do trabalho através do tempo, os impactos gerados pela evolução tecnológica e suas conseqüências sobre o mercado de trabalho. Nesse sentido, observamos o trabalho no contexto econômico-social em diversos períodos históricos até o advento da globalização financeira dos mercados e as profundas transformações quanto a empregabilidade dos profissionais nos dias atuais.
INTRODUÇÃO:
Historicamente, o homem utiliza sua capacidade de raciocínio para desenvolver produtos e processos que facilitem o seu trabalho e contribuam para o seu bem estar social.
Sabemos que, as grandes invenções da História, como a roda, a lâmpada e o telefone são alguns exemplos disto. Entretanto, esta capacidade humana progrediu de forma tão intensa que chega aos nossos dias apresentando situações problemáticas entre a existência de trabalho/emprego e o alto nível de tecnológico empregado nas organizações. Em parte, a tecnologia é responsável por grandes transformações sociais e econômicas ocorridas no cenário mundial. A velocidade de circulação de informação pelo mundo, o processo de globalização, a competitividade econômica e as inovações tecnológicas são fatores que influenciam a relação mercado de trabalho – empregabilidade. Diante disto, mostraremos a seguir como estes fatos se deram ao longo do tempo em nossa sociedade.
O TRABALHO E SUA EVOLUÇÃO
Existem diversas hipóteses sobre a origem da palavra trabalho. Uma delas é que se origina do latim tripalium, instrumento composto de três paus utilizado para tortura. Para
Albornoz (1994), na linguagem cotidiana o termo “trabalho” tem muitos significados. Embora pareça compreensível como uma das formas elementares de ação dos homens, o seu conteúdo oscila. Às vezes, carregada de emoções, lembra dor, tortura, suor do rosto, fadiga. Em outro momento, mais que aflição e fardo, designa a operação humana de transformação da matéria natural em objeto de cultura. É o