Materia Ramo Otico
Empreendedor de Goiânia conta como transformou sua primeira oportunidade de emprego em motivação para negócio próprio.
Da Agência Sebrae de Notícias - 28/01/2014
A trajetória de João Batista da Silva, de 54 anos, é inspiração para quem deseja ser dono do próprio negócio. Proprietário das Ópticas Batista, na capital goiana, ele entrou para o ramo aos 21 anos, como aprendiz. Ao longo do tempo e depois de passar por diferentes funções, inverteu os papéis: passou de funcionário a proprietário. O empreendedor conta que como todo jovem que não tem formação, saiu em busca de trabalho no mercado.
Foi quando conseguiu vaga em uma rede de ópticas da capital. Para João Batista, a oportunidade se transformou em projeto definitivo e, desde então, já se passaram 33 anos. “Todo profissional deseja crescer. Comigo, não foi diferente. Acreditava que na empresa onde trabalhava tinha chegado ao limite”, conta. João Batista lembra que na nova empresa foi tudo muito difícil, principalmente pela falta de capital. Mas, conforme diz, para vencer é necessário não desistir na primeira dificuldade e, acima de tudo, ser honesto.
A receita deu certo. Ele começou com uma loja de apenas 1,70 metros de largura, com vitrines apenas de um lado. “Era praticamente um corredor e com apenas um funcionário”, lembra. Hoje, são 15 colaboradores em um total de três pontos de venda. Os negócios aumentaram, mas os valores continuam os mesmos: qualidade e honestidade.“Costumo dizer que não procurei pela profissão. Foi ela quem me encontrou”, observa. Por isso, ele decidiu deixar de lado a intenção de terminar um curso superior para abraçar a nova carreira. Ele se dedicou aos estudos para se tornar um profissional cada dia mais respeitado e hoje tem formação técnica em Contabilidade, Óptica, Optometria e Contatologia.
A aprendizagem e a busca pelo conhecimento, segundo João Batista, foram e ainda são peças fundamentais