matemática
Resenha
O presente artigo aborda o problema da profissionalização na área docente, apresentando os saberes adquirido e absolvido pelas universidades, assim como os saberes experienciais adquiridos durante a prática na sua área de atuação vislumbrando um profissional mais “lapidado”. O trabalho de pesquisa descrito no artigo analisado ressalta a importância do profissional ter o domínio do saber docente e de usar o saber experiencial com frequência demonstrando desta forma o poder argumentativo necessário em sua prática.
A apresentação técnica dos saberes, através do quadro teórico, mostra como o profissional da área de ensino é instruído nos saberes ao qual é submetido, assim como os saberes experienciais que o professor desenvolve em sua área de atuação, fruto do dia a dia em sala de aula. Segundo pesquisadores, os professores mantêm uma relação de interatividade com os saberes, ou seja, os profissionais da área não são detentores de tais saberes, para os pesquisadores os professores são sim produtores e multiplicadores dos saberes, como já observado anteriormente.
É sábio considerar que o saber experiencial permite e facilita uma avaliação e ao mesmo tempo quebra as quinas e acerta as arestas, como já citado, lapidando o formador assim como os demais saberes.
Notamos que a idéia central da pesquisa apresentada no texto, foi de avaliar o caráter e a qualidade argumentativa do professor e como o mesmo desenvolve na prática os saberes adquiridos através dos anos de estudos, bem como avaliar o saber experiencial desenvolvido na sua área de atuação.
A pesquisa apresentada aponta os aspectos e classes dos saberes, os quais muitos não saberiam distinguir, como por exemplo, os saberes da formação profissional, que são as teorias e práticas pedagógicas transmitidas pelas instituições formadoras de professores, e os saberes