Matemática
José Carlos Libâneo
O objetivo deste texto é sugerir um ponto de vista pedagógico em relação à educação física. A pedagogia e a educação física têm muito a oferecer uma à outra porque se há uma dimensão física da educação, há uma dimensão pedagógica da educação física. Quando falamos de uma educação física, a primeira idéia que aparece é de uma atividade educativa referente a um aspecto da personalidade humana, o desenvolvimento físico. A teoria educacional atual concebe o ser humano como uma unidade na qual se realizam as dimensões físicas, cognitiva, afetiva, social, moral, estética, ambiental, todas elas envolvendo a personalidade humana. A dimensão física integra tudo o que diz respeito à motricidade humana, ao dominio do espaço, aos gestos e expressões do corpo, dando origem à educação física e à prática pedagógica da educação física.
Por outro lado, falamos de uma dimensão pedagógica quando se trata da prática de atividades físicas de caráter psicomotor, lúdico, higiênico, estético, esportivo, de modo a que os indivíduos desenvolvam seu potencial de saúde e de atividades físicas. Temos, aí, uma prática pedagógica que propicia a educação geral de pessoas no âmbito das atividades físicas e esportivas. As relações entre a pedagogia e a educação física são abordadas neste texto em três tópicos:
1. A dimensão física da educação humana;
2. A dimensão pedagógica da educação física e a prática pedagógica em educação física;
3. O processo investigativo da educação física e o “modo de pensar e agir” que lhe corresponde como referência para a prática pedagógica em educação física ou de como o modo de compreender pedagogicamente a educação física depende do como de compreendê-la epistemologicamente.
1. A dimensão física da educação Do ponto de vista da teoria educacional, a dimensão física da educação corresponde a um dos caminhos para se alcançar o desenvolvimento