matemática e ciências contábeis
NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo:
Brasiliense, 1987; 101p.
Cícera Maria de Carvalho¹
Maria Teresa Nidelcoff é formada em História pela Faculdade de Filosofia de
Rosário, município de Santa Fé na Argentina. Foi professora dos cursos primário, secundário e superior. Na Espanha, trabalhou no ensino primário e atualmente é professora de uma escola técnica em um bairro popular de Madri. A brasiliense publicou os livros: Uma escola para o povo; As ciências sociais na escola; A escola e a compreensão da realidade.
O livro “A escola e a compreensão da realidade” está dividido em quatro capítulos versando sobre as temáticas: Os homens de nossa localidade cujo objetivo é ver e compreender a realidade; Os homens do nosso tempo que discute a tomada de consciência dos problemas de nossa época, assumindo compromissos diante dos mesmos; Os homens de outros lugares que busca conhecer e compreender como vivem e se desenvolvem os homens de diferentes lugares; Os homens de outros tempos que busca situar o ser humano na realidade com um senso crítico, apelando para a dimensão “passada” dando elementos necessários para a compreensão do presente.
O primeiro capítulo da obra trata do tema os homens de nossa localidade e faz uma abordagem sobre o estudo do meio que a princípio parece ser uma bobagem, mas que toma conotações diferentes de acordo com a idade das crianças.
Segundo Nidelcoff, para se estudar o meio requer que se leve em consideração três objetivos: aprender a ver e analisar a realidade; fomentar nas crianças uma atitude de curiosidade, observação e crítica diante da realidade; iniciar as crianças no estudo da geografia.
O segundo capítulo do livro tem por título os homens de nosso tempo e a temática aborda a tomada de consciência dos problemas de nossa época, com perspectivas de assumir um compromisso diante dos mesmos, em que a autora se mostra preocupada com o