matemática financeira
Módulo:
Título:
Aluno:
Disciplina:
Introdução
Atividade:
Turma:
A presente atividade tem como objetivo analisar os critérios de análise de projetos de investimentos VPL e TIR.
Existem diversos métodos e critérios de análise, uns podendo ser mais subjetivos como por exemplo escolha entre dois projetos sociais por parte do prefeito de sua cidade, ou podem ser mais objetivos e mensuráveis como por exemplo um diretor executivo de uma fábrica ao optar entre expandir sua linha de produção ou realizar uma aplicação financeira que possua um retorno atrativo frente aos seus riscos.
Neste momento nosso objeto de estudo se enquadra no segundo exemplo, um administrador, gerente, executivo quando submetido a uma situação em que deverá tomar a decisão de fazer ou não determinado investimento em sua empresa deve fazer um análise da viabilidade desse investimento. Como já citado existem diversos métodos e critérios de análise, serão destacados dois deles, é o Valor
Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).
Desenvolvimento
Valor Presente Líquido (VPL)
O VPL permite ao gestor avaliar de forma exata o lucro ou prejuízo de determinado investimento a valor presente. Seu cálculo se dá por meio da diferença entre o valor presente de fluxos de caixa/lucros futuros e o custo de um ativo ou projeto.
Sua fórmula é dada por:
Eq1: Fórmula VPL
Para o cálculo do valor presente de suas entradas e saídas de caixa é utilizado a taxa mínima de atratividade para realizar o desconto necessário. Esta taxa é definida pelo gestor e não possui fórmula específica, é a taxa mínima de retorno que o investidor está disposto a obter para determinado projeto/investimento.
1
Caso para uma determinada opção de investimento tenhamos um VPL > 0, devemos seguir em frente e efetivar o investimento. Caso o VPL seja < 0, o investimento não deve ser realizado, pois ao final do período não se terá atingido a
TMA exigida