Matemática Financeira
Módulo: 4
(Introdução à Analise de Projetos)
Atividade: 2
Título: Vantagens e Desvantagens VPL x TIR
Disciplina:
Matemática Financeira Online
Turma:
Introdução
A Matemática Financeira é uma disciplina essencial e uma ferramenta de auxílio na tomada de decisões financeiras ótimas, necessárias para a administração de uma empresa, ou mesmo as de nosso dia a dia, sempre buscando o objetivo de maximização da riqueza.
A disciplina está diretamente ligada à análise de critérios para decisão sobre qual investimento fazer. Nessa atividade, serão analisados 2 critérios muito importantes para identificar se devemos investir em um projeto: o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR).
Justificativa
A presente atividade é extremamente válida, pois visa analisar os critérios VPL e TIR. Ao explicar o modo de funcionamento de cada método, suas vantagens e desvantagens, será possível entender os critérios e aplicá-los na prática com a finalidade de determinar a viabilidade econômica e financeira de projetos de investimento.
Desenvolvimento
Primeiramente, cabe analisar o VPL (Valor Presente Líquido).
O Valor Presente Líquido é um dos critérios mais utilizados atualmente nas empresas para análise de projetos de investimento. É definido como o somatório do valor presente (VP) das entradas de caixa e o valor presente (VP) das saídas de caixa. Dessa forma, esse método de análise desconta os fluxos de caixa do projeto que está sendo avaliado a uma determinada taxa, que é o retorno mínimo esperado para o projeto, também chamado de TMA (Taxa Mínima de Atratividade). (LEONARDO e MORASCO, 2012)
O VPL dá ao investidor o valor exato do lucro líquido ou prejuízo auferido baseado no valor atual. O VPL é a diferença entre o valor e o custo de um ativo. (ABREU, 2014). A partir dessa afirmação, é possível assumir que um projeto só é viável se seu valor for superior ao custo.
Vale ressaltar que a