matemática financeira
Indíce
· Política Monetária
· Banco Central
· Lei de oferta e de demanda
Taxa selic
Política Monetária
Política monetária é quando o governo atua para controlar a economia de um país (a quantidade de moeda que circula, os níveis de crédito, as taxas de juros). Visa defender o poder de compra de uma moeda, sendo ela expansionista ou restritiva. Na política restritiva o dinheiro é diminuido ou estabilizado para desaquecer a economia. Na expasionista o dinheiro aumenta de quantidade para aquecer a economia. No Brasil essas políticas ocorrem a partir do Conselho Monetário Nacional, posteriormente avaliadas pelo Banco Central, Copom e Sistema Bancário. Se estabelece a oferta monetária no mercado e a taxa de juros. A taxa de juros, dentro da política monetária, definirá o nível de consumo e demanda.
Banco Central
Por meio do controle da inflação e de um sistema financeiro sólido e o Banco Central tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra. Entre as principais funções do Banco Central destacam-se a condução da política monetária, cambial de crédido e de relações financeiras com o exterior, a regulação e supervisão das instituições que integram o sistema financeiro. Na condução da política monetária o Banco Central tem que manter a inflação dentro dos limites estabelecidos pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) são chamadas metas de inflação. O Banco Central é unicamente com as instituições financeiras , é importante notar que o Banco Central não abre contas de depósitos ou de poupança e nem oferece empréstimos ou financiamentos, operações que são realizadas pelos bancos comerciais para empresas ou pessoas. O Banco Central é também o responsável pela fiscalização de pratiamente todos as instituições financeiras do país.
Inflação
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Podemos dividir a inflação em três tipos: inflação de demanda, inflação de