Matemática financeira
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
FLAVIA SAIORON BENCARDINO
MATEMÁTICA FINANCEIRA I
NOVA FRIBURGO
2009
FLAVIA SAIORON BENCARDINO
MATEMÁTICA FINANCEIRA I
Trabalho apresentado ao Curso BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA I. Orientador: Prof.(a) Helenara Regina Sampaio
NOVA FRIBURGO
2009
1ª PARTE
1) Em que situações , a matemática financeira pode auxiliar o administrador em suas atividades diárias?Dê alguns exemplos:
A matemática financeira pode auxiliar o administrador no planejamento , na análise e na conclusão de projetos que envolvam ou que necessitem de conceitos financeiros, como por exemplo: fluxo de caixa, cálculos trabalhistas, aplicações financeiras, retorno de investimento, entre outros.
2) Como podemos definir regime de juros simples?
O regime de juros simples é aquele em que os juros são calculados sempre em função de um principal(capital) inicial e sobre ele a cada período de tempo.
3) Descreva como era realizada as transações financeiras nos primeiros registros históricos?
É bastante antigo o conceito de juros, tendo sido amplamente divulgado e utilizado ao longo da História. Esse conceito surgiu naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam normalmente a idéia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro. As tábuas mais antigas mostram um alto grau de habilidade computacional e deixam claro que o sistema sexagesimal posicional já estava de longa data estabelecida. Há muitos textos desses primeiros tempos que tratam da distribuição de produtos agrícolas e de cálculos aritméticos