Matemática aplicada
INTRODUÇÃO 3
FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU 3
FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU 3
PONTOS NOTÁVEIS DO GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO DO 2º GRAU 3
RAÍZES DA FUNÇÃO DE 2º GRAU 3
FUNÇÃO EXPONENCIAL 3
APLICAÇÕES DE UMA FUNÇÃO EXPONENCIAL 3
FUNÇÃO LOGARÍTMICA 3
FUNÇÃO POTÊNCIA 3
FUNÇÃO POLINOMIAL 3
FUNÇÃO RACIONAL 3
FUNÇÃO INVERSA 3
CONCEITO DE DERIVADA 3
TÉCNICAS DE DERIVAÇÃO 3
REGRAS DE DERIVAÇÃO 3
CONCLUSÃO 3
BIBLIOGRAFIA 3
INTRODUÇÃO
Em nosso dia a dia nos deparamos com situações em que precisamos descobrir valores de determinados números desconhecidos. Esses valores podem esta associados á temperaturas, distância, quantidade de pessoas, pesos de determinadas coisas, etc. Para isso existem fórmulas matemáticas para nos auxiliar nestas situações.
FUNÇÃO
Uma função f é um conjunto A que associa a cada elemento x de um único elemento y de B. O elemento y é chamado de imagem de x por f, e denota-se por y=f(x)
, ou mais simplificadamente, Um exemplo de função: dado o conjunto dos números naturais, uma função pode associar cada número ao seu quadrado. Assim, essa função assumiria os valores: { 1,4,9,16,...}. Uma função pode, na verdade, associar mais de um conjunto a outro; podem haver diversas variáveis independentes. Por exemplo: uma função pode tomar dois valores inteiros e expressar sua soma: f(x,y) = x + y
No entanto, será dada mais atenção às funções de uma variável, apenas. São duas características da função enquanto relação:
• há correspondência unívoca entre um elemento e o valor associado a ele pela função: isso significa que para cada valor assumido pela variável independente (x), há um único valor da variável dependente (y) associado pela função. Consequentemente, se t = f(x) e w = f(x), então t = w.
• a correspondência é total, ou seja, um valor assumido pela variável dependente estará associado para todo valor possível de ser assumido pela variável independente.
A tabela a seguir mostra dois exemplos de