Matematica
Pretende-se investigar através de pesquisas a qualidade da formação dos professores de matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB CAMPUS X. Comparando a grade antiga do curso com a atual e avaliando a estrutura física da instituição, analisando a opinião dos graduandos e dos já graduados. Com o objetivo de mostrar os pontos fortes e falhos na formação de professores da UNEB CAMPUS X.
Objetivos específicos
Descrever os aspectos do curso de licenciatura plena em matemática da UNEB CAMPUS X.
Averiguar a qualidade do ensino, e a satisfação dos discentes diante da estrutura física e curricular do curso.
Identificar as principais dificuldades da instituição e dos discentes no decorrer do curso.
Propor possíveis mudanças, para melhoria do curso.
Justificativa
O presente estudo pretende contribuir para uma reflexão sobre as possíveis transformações necessárias no curso em Licenciatura de Matemática, pois há uma preocupação em relação a como a UNEB – CAMPUS X está preparando os graduando para sala de aula como futuros professores de matemática.
Tema: Analise curricular do curso de matemática e a infraestrutura da Uneb – Campus X
X Fundamentação Teórica
X.1 Qualidade do ensino superior
Muito se tem discutido sobre a qualidade da formação dos professores de matemática no Brasil, no entanto, nada se faz para mudar essa problemática em torno do ensino superior. O objetivo da licenciatura plena em matemática é preparar os discentes para a atuação em sala de aula, ensiná-lo a lidar com as diversidades, criando novos mecanismos de ensino mais eficazes na construção de cidadãos. Várias pesquisas indicam que o uso de dinâmicas no ensino da matemática facilita seu entendimento, porém, D’Ambrósio, U. (1993) questiona se o professor está preparado para usar estes instrumentos em sala de aula, já que em sua formação não foram aplicados esses dinamismos, pois, os formadores de professores ensinam da mesma forma que foram ensinados,