matematica
A matemática financeira hoje em dia é imprescindível para qualquer um que quer fazer um calculo pensando em possibilidades para investir, ou mesmo ver se vai dar conta de quitar suas parcelas bancarias ou privada. Tudo que é relacionado a calculo de dinheiro pode ser chamado de matemática financeira que se divide em dois regimes de capitalização o simples e o composto.
Regime de capitalização simples:
O calculo do regime de capitalização simples ou juros simples é feito através de um valor inicial, para ter crescimento pequeno das taxas de juros, ” a capitalização simples, porem, representa o inicio dos estudos voltado a matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira, são oriundos de capitalização simples”. Cada período é calculado na função do Capital inicial que é aplicado, esse juro não é aplicado à soma do capital para o calculo de novos juros.
Formulas:
Valor dos juros simples (J):
J = C . i . n
Valor do montante simples:
M = C . (1 +(i . n))
Valor presente:
C = M
(1 + i . n)
Calculo da taxa de juros simples (i): i = J
C . n
Calculo do período em juros simples – n: n = J
C . i
Taxas proporcionais : Duas ou mais taxas de juro simples são chamadas proporcionais.
Regime de capitalização composta:
No regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de