Matematica
DANIENE TEREZINHA RODRIGUES
GABRIELA KAREN
FERNANDO
TAISA BRAGA
ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO OU EM LINHA
UBERABA – MG
2014
DANIENE TEREZINHA RODRIGUES
GABRIELA KAREN
FERNANDO
TAISA BRAGA
ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO OU EM LINHA
Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Econômicas do Triangulo Mineiro como parte das exigências à conclusão do componente curricular Metodologia do Trabalho Científico do 3º perído do Curso de Administração.
Orientador(a): Prof(ª) Bruno Ricardo Texeira.
UBERABA – MG
2014
Introdução
O arranjo físico se atenta com a disposição dos recursos e dos meios transformadores, e se apoia diretamente no impacto que provoca diretamente nos custos de uma operação produtiva.
No arranjo físico por produto as máquinas ou setores de operações são dispostas de acordo com a sucessão de manufatura do produto, o que proporciona alta produtividade embora seja associado a um elevado custo fixo e pouca flexibilidade de produção.
Este trabalho apresenta um breve relato de arranjo físico em ênfase em arranjo físico por produto ou linha.
O trabalho é ilustrado com um estudo de caso de uma empresa do setor alimentício, apresentado seu atual processo de produção e a solução para algum gargalho identificado.
O que arranjo físico?
Arranjo físico de uma operação produtiva, diz respeito à disposição física dos recursos transformadores (materiais, informação e clientes). Modificações relativamente pequenas de um produto em supermercado, ou mudanças na localização de uma máquina em uma fábrica, podem afetar o fluxo pela operação, o que por sua vez, pode afetar os seus custos e a eficácia geral.
Resoluções sobre arranjo físico (também conhecido na literatura de língua inglesa como Layout) não são tomadas somente quando se projeta uma nova instalação, mas dadas as