matematica
A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos.
Estatística é um segmento da matemática aplicada surgida nas questões de estado e governo. Daí o nome Estatística ser originário do termo latino status (estado). Situações ocasionais como número de habitantes, quantidade de óbitos e nascimentos, quantidades produzidas e quantitativos das riquezas formaram os primórdios dos problemas que deram início ao pensamento estatístico. (JUNIOR, 2001, p. 36).
Desempenhando papel crescente e importante em quase todas as fases da pesquisa humana, a Estatística influencia atualmente, diversos setores, tais como: economia, administração de empresas, agricultura, educação, política, turismo, psicologia, medicina, engenharia, comércio, etc. O campo de aplicação da Estatística tem-se ampliado consideravelmente, devido, principalmente a necessidade de se tomar decisões rápidas e, na medida do possível seguras. Atualmente, além de ser um instrumento indispensável aos pesquisadores, podemos dizer que a Estatística é essencial para conhecimento e compreensão de fatos de várias naturezas. O pensamento estatístico baseia-se em fatos, em dados e não em opiniões ou “achismos”. Pensar estatisticamente é procurar encontrar informações por traz dos dados.
O que modernamente se conhece como estatística, "é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações".
Com o desenvolvimento da própria estatística foi possível obter dados e analisá-los de forma mais eficaz, permitindo assim, o controle e o estudo adequando de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a