matematica
Ensino médio Integral
Cauê Santana nº08
Esdras Dias nº11
Leonardo Felipe nº19
2ºano A
Matriz na computação gráfica
Projeto de Matemática
Professor Emídio
São Jose dos Campos,
2013
Matrizes na Computação Gráfica (CG)
Introdução:
Na computação gráfica as matrizes são responsáveis por criar imagens, figuras na tela e dão a elas o efeito 2D ou 3D, relacionados a dimensão dos mesmos, ou seja, ver a imagem em duas ou três dimensões, o que é frequentemente usado na produção filmes que possuem animações, como os filmes: Rio, Robôs, Carros, A Era do Gelo e outros grandes sucessos no meio infantil.
Desenvolvimento:
As matrizes na computação gráfica, que também pode ser representada pela sigla CG, desempenham o papel de guia de informações em um plano cartesiano e podem formar figuras e objetos em 2D representada em uma matriz 2x2 (x, y) e 3D que é representada em uma matriz 3x3 (x, y, z).
Gráfico 2D (2x2) Ex: 1.1 Gráfico 3D (3x3) Ex: 1.2
As matrizes são mais fáceis de compreender do que as equações algébricas, por esse motivo são usadas na CG por programados e engenheiros da área de computação gráfica. A matriz pussui uma enorme semelhança com modelos de organização das memórias de computadores pois suas representações se relacionam.
As cordenadas são responsaveis pela formação de figuras, que ocorrem tanto na 2D como na 3D, assim podemos representar todas as transformações lineares que ocorrem nessas dimensões anteriormente citadas. A junção de várias combinções resultam em uma única matriz de transformação, ou seja, pontos e vetores, e nos planos cartesianos atreves das cordenadas podemos definir pontos e objetos.
Em 2D as cordenadas caracterizam um ponto no gráfico e em 3D, três cordenas, veja o exemplo a seguir: A=[2,3 ]= [2/3] B = [1,1] = [1/1]
Quando definimos um ponto, usa-se a distancia em relação a cada um dos eixos