matematica
J. Gimeno Sacristán, Educar e Conviver na Cultura Global, Artemed, 2002.
In: Cap.4: A Cultura e a Formação para a Cidadania Democracia.
O capitulo se refere a Cultura e a Formação para a Cidadania democracia, o capitulo demonstra bem como um individuo deve ser comporta em nossa sociedade e também como ele poderá aprender a ser uma pessoa mais cidadã.
O capitulo aborda ideais sobre a Cidadania e Educação, ele mostra o valor que a cultura e a cidadania traz para as pessoa e também relata a importância de relacionar com a educação. Mostra também sobre o Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica, e do liberalismo pedagógico que deve ser trabalhado em família, e no meio ambiente das instituições escolares.
O mesmo nos mostra sobre a liberdade que para que cada um tenha a sua liberdade devera ser autônomo da sua, como diz a citação abaixo: Devemos partir da Idea que estamos ajudando para que se configure ser autônomo ao qual deve ser dado graus de autonomia para que saiba valorizar a liberdade e que aprenda a usa-la( J. Gimeno Sacristán 2002).
O autor também relaciona que a educação deve ser compartilhada em um clima de liberdade para que as pessoas sejam livres, para que elas não fiquem pressas em um determinado pensamento e sim expandem os seu conhecimentos.
O capitulo também fala sobre o multiculiridade que é a diferencia sobre interna de cada cultura, porque é isso que garante a liberdade dos indivíduos mais que também ela procura aproximar os indivíduos um dos outros sem preconceitos de cultura.
Em minha opinião o capitulo retrata bem o que não esta acontecendo em nossa sociedade principalmente nas áreas de cultura e educação. Na cultura as pessoas de hoje em dia não estão nem ai pra coisas cultura que valem a pena ser lembrada e vivenciada