matematica
Prof. Nelson Belém
Leitura Complementar
1) A Economia Monetária
1.1) Os Agregados Macroeconômicos
Como definido anteriormente, a Macroeconomia trata do estudo dos agregados econômicos. Seu objetivo de estudo consiste em apoiar as Políticas Globais de Governo que,em última análise, procuram promover o desenvolvimento econômico . Neste sentido, o salário que, individualmente, é definido pela produtividade trabalhador, no agregado ele se transforma em renda a qual vai definir o Consumo total das Famílias. Dito assim, parece simples mas, no agregado outros fatores começam a ter relevância como os Investimentos , as Exportações, as Importações, a Inflação, a taxa de juros e o Crédito. Assim o desenvolvimento econômico tem que garantir o pleno emprego e sua estabilidade, equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior,garantir a estabilidade e controle de preços (inflação) bem como promover a distribuição da riqueza e das rendas.
Sabemos que ao contabilizarmos o que as empresas ao realizar a produção oferecem no mercado estamos medindo o Produto Interno Bruto (PIB). Este pode ser medido de outras formas diferentes, pelos diferentes setores da economia. É como se estivéssemos vendo a outra face de uma mesma moeda.
Assim o PIB é igual a renda gerada pela economia e pode ser visto pela seguinte identidade:
C + I + G + X = Y = C + P + T + M
Onde
C = Consumo;
I = Investimento;
G = Gastos do Governo;
X = Exportações;
Y = Produto Interno Bruto PIB ou Renda Nacional Bruta;
P = Poupança, que a parte da renda não gasta no consumo;
T = Arrecadação de Tributos;
M= Importações;
A economia funciona numa espécie de fluxo. Assim o lado esquerdo da identidade representa as injeções ao fluxo econômico. (É importante destacar que para cada unidade de renda que é re-injetada na economia na forma de um destes 4 grandes agregados ela tende a se reproduzir num processo