matematica
Bibliografia
Jorge Matheus de Lima nasceu no estado de Alagoas em 1895,foi político,medico,poeta,romancista,biografo, tradutor e pintor brasileiro. Fez ginásio e segundo grau em Maceió e com apenas 15 anos entrou para a faculdade de medicina em Salvador. Terminou seu curso no Rio d Janeiro onde estreou na literatura com livros características parnasianas. Se tornou um grande medico e também foi deputado estadual por seu estado natal. Foi professor de literatura na Universidade do Brasil. Faleceu no Rio de janeiro em 1953, aos 58 anos de idade.
Características do autor
Demonstra em suas obras iniciais ,influencias neo-parnasianista e simbolista, passando ao nativismo e , finalmente ao misticismo. Da primeira fase, destaca-se o soneto O Acendedor de Lampiões.
Ao aderir ao modernismo, as suas poesias tem como tema a cultura africana e o nordeste. O ponto alto dessa “fase negra “ou “nordestina” é o poema “ Essa Negra Fulô” . Depois na fase religiosa ,seus poemas apresentam traços religiosos . Em Poema do Cristão , emprega paradoxos ,evocações e enumerações , que dão a linguagem, força bíblica.
Contexto
A fase dos Poemas Negros de Jorge de Lima, foi influenciada pelo seu contexto da 2° fase Modernista. Naquela época começaram a usar versos livres nos poemas comm intuito de mostrar a drástica mudança do novo tempo , se caracteriza uma poesia de questionamento : da existência humana, do sentimento de “estar-no-mundo” , inquietação social, religiosa , filosófica e amorosa. E nesse momento de inquietação , de mudança, vários pesquisadores começaram a se interessar pela cultura africana , assim querendo explorar cada vez mais essa cultura. Como por exemplo , Pierre Verger que alem de pesquisador foi o primeiro a gravar os cantos das musicas africanas.
Pierre Verger Verger nasceu em Paris, no dia quatro de novembro de 1902. Com uma câmera Rolleiflex (sua primeira câmera) e noções de fotografia aprendidas com o amigo Pierre