Matematica e contabilidade
A contabilidade está totalmente ligada aos cálculos matemáticos, na determinação de valores de impostos, no balanço comercial das empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica entre muitas outras situações.
Contabilidade e matemática são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade, sempre andaram juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social e são essenciais ao desenvolvimento profissional. São duas ciências que utilizam dados quantitativos expressos por números. Sendo assim o aparecimento de números e o aparecimento da moeda foram premissas para a evolução e o desenvolvimento das ciências.
Ainda que a contabilidade se utilize de métodos quantitativos, não podemos confundi-la com ciências Matemáticas (ou exatas) que tem por objeto as quantidades consideradas abstratas que independem da ação humanas. Na contabilidade, as quantidades são simples medidas dos fatos que ocorreram em razão da ação do homem (MARION, 2003, P. 26). Assim, a Contabilidade é uma ciência factual social e a Matemática, uma ciência formal.
Antigamente os procedimentos utilizados para os registros e apurações de resultados atendiam aos empreendimentos comerciais desenvolvidos na era Mercantilista, onde as empresas na sua maioria não fabricavam os produtos. Posteriormente, no século XVIII, com a Revolução Industrial, tornou-se necessário apurar o resultado considerando a industrialização de bens e todos os custos relacionados à produção. A contabilidade neste estágio precisava mensurar todos os custos relacionados a fatores de produção, adaptando o conceito inicial das atividades comerciais onde o custo da mercadoria vendida era encontrado em função do estoque inicial, das compras e do estoque final. O valor do Estoque dos produtos existentes na empresa, fabricados por ela, deveria então corresponder