Matematica Financeira
Módulo: 2
Atividade: Trabalho
Título: Capitalização Simples e Capitalização Composta
Aluno: Roger Farias Ferrer
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 379
Introdução
Vamos conhecer um pouco sobre Matemática Financeira, Capitalização Simples e Capitalização Composto e as taxas de juros.
Também veremos que a Matemática Financeira exerce um papel importante em nossas vidas.
Justificativa
A Matemática Financeira desempenha um papel extremamente importante ao longo das nossas vidas, pois vivemos em um sistema econômico capitalista onde o financeiro influi ao longo de toda existência. É de muita importância estudar tal tema e que sua abordagem seja feita de forma dinâmica relacionando-se com as aplicações em nosso cotidiano. É importante que a população tenha acesso a informações do tipo: Financiamento Imobiliário, Empréstimo Pessoal, Bolsa de Valores, etc, para a conscientização a que diz respeito a gastos, financiamento, taxas de juros simples e compostos... enfim! Apenas com conhecimento e informações se constrói um futuro melhor.
Desenvolvimento
Diferenças entre Capitalização Simples e Capitalização Composta
A matemática financeira tem por função estudar as várias formas de evolução do valor do dinheiro no tempo. A partir dela podemos gerar análise e comparações que nos permitam definir as melhores alternativas para a aplicação ou recebimento de recursos financeiros. Vários termos são utilizados quando trabalhamos nesta área. Os principais deles são: Capital (representado pela sigla “VP” ou seja valor presente): Capital ou principal é o valor monetário disponível em um momento.
Exemplo: Vou Aplicar (investir) R$1.000,00 (capital) na poupança.
Note que os R$ 1.000,00 é o seu Capital.
Taxa de juros (representado pela letra “i”): É o valor percentual que será aplicado sobre a quantia devida, para a apuração dos juros.
Observação: O termo Selic é uma taxa