Filme uma mente Brilhante
CURSO DE PSICOLOGIA / 3o período
TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA / ROZÂNGELA GONTIJO
TEMA: ANTROPOLOGIA SOCIAL E O FILME “UMA MENTE BRILHANTE”
SALA: 863
ALUNOS:
1) No texto de Gilberto Velho, “O Estudo do Comportamento Desviante: A
Contribuição da Antropologia Social “, dois conceitos são abordados: anomie, condição patológica de um sistema social, e anomia, condição patológica de um indivíduo. (p.14). De acordo com o filme “Uma Mente
Brilhante” , a esquizofrênia de John Nasch surge na sua juventude, durante sua convivência em um Campus universitário. Nesse sentido que considerações podemos traçar sobre o ambiente social em que vivia e qual a relação desse ambiente para o favorecimento de sua doença?
Observa-se que o ambiente universitário não passava por uma anomie mas mesmo assim John Nasch viveu em anomia. No filme, o campus era um local onde o sistema social era totalmente normal mas isso não impediu que John Nasch vivesse em estado de conflito. O fato de John Nasch ser uma pessoa extremamente tímida pode ter favorecido o seu estado de anomia no campus, já que aquele era um ambiente de intensa interação social e o convívio com outros indivíduos pode ter sido o desencadeador da doença pois John disse em várias vezes no filme que não gostava de pessoas porque as pessoas não gostavam dele. Por isso dizia preferir os números que acabou se tornando uma obsessão para ele.
2) Segundo o pesquisador Robert King Merton, “o desviante de hoje pode ser o herói de amanhã”, (Velho, G. p. 15). Com John Nash algo parecido aconteceu, já que se tornou um gênio da matemática, vencedor do Prêmio
Nobel, em 1994, por sua teoria das “dinâmicas governantes”. Reflita: será que o fato de John Nash ser um anômico, contribuiu para a elaboração de sua teoria matemática do equilíbrio e harmonia. Cite exemplos do filme.
Pode-se dizer que sim, afinal o que John Nash mais fazia em seus delírios psicóticos
(além de ver pessoas