Matematica Financeira
A matemática financeira tem por função estudar as várias formas de evolução do valor do dinheiro no tempo. A partir dela podemos gerar análise e comparações que nos permitam definir as melhores alternativas para a aplicação ou obtenção de recursos financeiros. É uma ferramenta fundamental para analisar, por diversos pontos de vista, o cotidiano financeiro com o objetivo de planejar a vida financeira futura tanto de uma empresa como de um indivíduo.
Ao ensinar Matemática Financeira aos alunos os professores não deve se restringir aos cálculos de porcentagem, juros simples e juros compostos. Deve-se fornecer aos alunos uma visão sobre a importância do sistema financeiro, como o dinheiro circula entre as pessoas, qual o principal objetivo das bolsas de valores, sua importância nacional e mundial, falando também das instituições bancárias e inflações. Uma situação que pode ser citada: A mãe deles irá comprar um fogão e ficam em dúvida entre comprar aquele fogão em 10 vezes “sem juros” ou pouparmos o dinheiro para comprarmos o mesmo produto à vista, com desconto de 10%. Quais os custos envolvidos nessa decisão? Como avaliar monetariamente a decisão? Pois é. Quantas vezes já não nos vimos diante deste e de outros dilemas, que podem parecer simples, mas, se você não possuir alguns conhecimentos básicos, parecem insolúveis? Então, a matemática financeira se ocupa em estudar e fornecer as tais ferramentas adequadas para a tomada de decisão com a maior precisão possível. Se na vida pessoal já temos que tomar decisões que nos afetarão por um bom tempo, imagine na vida de uma empresa cujo faturamento, na maioria das vezes é bastante superior a renda de uma família. As decisões são, basicamente, as mesmas. O que muda são os efeitos e o grau de precisão com que os cálculos devem ser feitos.
Aprofundando um pouco mais no assunto, mostrando como é no dia a dia, os alunos terão mais curiosidade e vontade de aprender.