matematica financeira
MATEMÁTICA FINANCEIRA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4ºAM
GUARULHOS, SP
2013
FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI – ANHANGUERA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4ºAM
GUARULHOS, SP
2013
Sumário
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MATEMATICA FINANCEIRA
A matemática financeira nada mais é do que o conteúdo estudado nos ensinos fundamentais e médios. A diferença está na forma na qual aplicamos.
A matemática financeira pode ser a maior aliada na tomada de decisão do dia a dia, o mercado é projetado para vender cada vez mais rápido por impulso para nós consumidores, e com isso nem sempre as informações sobre o tal produto ou serviço são bem explicadas, e por isso o consumidor talvez não saiba o é melhor para ele naquele momento.
Com os cálculos financeiros básicos saberemos administrar melhor o nosso negocio e economizar o nosso dinheiro sabendo como agir em situações como essa, verificando se é favorável ou não adquirir ou não aquele bem ou serviço exposto.
Basicamente as operações financeiras se apoiam em duas formas de capitalização: a simples e a composta.
No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no