matematica financeira
Módulo: 02
Atividade: 4.2.1 - atividade individual
Título: Juros Simples e Juros Compostos – Comparação
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
Esta atividade tem por intuito mostrar a diferença entre Juros Simples e Juros Compostos, para isso iremos em primeiro momento entender o conceito de juros e quais fatores devem ser levados em consideração no momento do cálculo dos juros.
Este trabalho foi dividido nas seguintes partes:
Conceituação de juros
O que são juros simples e sua fórmula de cálculo
O que são juros compostos e sua fórmula de cálculo
Exemplo numérico para comparação de resultados.
Para sua realização, foram utilizadas informações aprendidas durante os módulos 1 (um) e 2 (dois) do curso de matemática financeira, bem como pesquisa feita em outras fontes como a internet.
Justificativa
Este estudo tem por objetivo a análise das diferentes formas de capitalização de acordo com os tipos de juros podendo ser simples ou compostos.
É importante ter em mente como os juros são calculados para poder entender quais a melhores formas de investir seu dinheiro ou quais são as taxas de juros mais interessantes no momento de fazer algum empréstimo.
Sendo capaz de fazer este tipo de análise podemos rentabilizar melhor nosso dinheiro para que possamos ganhar mais dinheiro em um investimento (ou perder menos ao pagar um empréstimo).
Desenvolvimento
Para começar este estudo, primeiro deve-se entender o conceito de Juros. Os juros nada mais são do que a remuneração sobre o empréstimo de dinheiro ou a compensação pelo fato de não poder usar o dinheiro durante um determinado período, correndo o risco de inadimplência.
Deste modo, é preciso saber que em uma transação financeira, existem duas partes:
Investidor (credor): é a pessoa que empresta seu dinheiro a outrem com o intuito de receber os juros como benefícios deste empréstimo.
Tomador (devedor): é o sujeito que pede emprestado uma certa